Imagem de caderno fechado com paleta de cores tudo em tom de lilás

Bullet Journal | Digital ou físico?

Quer ir direto ao ponto? Dá uma olhada aqui em baixo:

Se você chegou até esse conteúdo é porque ou você conhece o bullet journal, ou está buscando entender melhor, se o seu caso é a segunda opção sugiro dar uma olhada no meu conteúdo “O que preciso saber sobre bullet journal?”, agora se você já conhece, mas quer entender um pouco melhor sobre a versão digital, o caminho é esse mesmo!

O bujo digital, continua tendo as mesmas ideias de organização pessoal criada por Ryder Carroll, porém, no caso da versão digital, ao invés de utilizar um caderno físico é utilizado um tablet, ipad ou o seu próprio celular.

Como funciona o bullet journal digital?

Bom, como comentei, a organização do bujo digital é bem semelhante ao tradicional, ou seja, a ideia é criar um sistema de organização personalizado, que atenda às suas necessidades específicas, não interessa se você trabalha em casa, na rua, uma vez por semana, em um escritório ou está focado apenas nos estudos.

Por onde começar?

O primeiro paço é definir onde você utilizará o seu bujo, por exemplo, um aplicativo muito utilizado é o Goodnotes, que tem disponibilidade tanto em tablets Androids quanto iPads. Nesse aplicativo você poderá ter inúmeros cadernos, seja para estudo, planners digitais, o próprio bullet journal, ou qualquer outro conforme a necessidade.

O aplicativo também pode ser utilizado no celular, o que pode te ajudar a ter o seu bujo sempre online e na palma da mão, porém, é normal que devido ao tamanho da tela você encontre algumas limitações de usabilidade.

Depois de escolher o aplicativo, você pode começar a criar seu sistema de organização, você pode usar as ferramentas básicas do aplicativo, como notas, listas e calendários,ou até mesmo baixar algum bullet journal digital e importar no app (fica mais um pouquinho e você vai ter uma surpresa sobre isso! Prometo!).

Ah! E não se preocupe, você pode utilizar tanto canetas compatíveis com seu dispositivo ou até mesmo digitar o texto, em ambas as opções é possível modificar a fonte (quem não gosta da própria letra adora esse recurso), ou deixar natural. Um ponto importante é que sem a caneta, criar alguns desenhos acaba se tornando inviável.

Vantagens e desvantagens do bullet journal digital

Vantagens

O céu é o limite!

Pra mim, as principais vantagens do bujo online é a infinidade de colagens, eu amo fotografia, gosto de guardar cada momento, com o bujo digital eu posso ter infinitas possibilidades sem me preocupar em imprimir, ou em ter adesivos para decorar. 

Não é preciso gastar nada com isso e nem ter uma caixa cheia de fotos e adesivos, já que eu posso apenas copiar e colar, seja da galeria de fotos, alguma arte do Pinterest, uma foto marcada com os amigos no Instagram ou até mesmo uma figurinha do WhatsApp.

Outra vantagem é a quantidade de folhas do caderno, eu mesma já tive um bullet journal que acabou em meados de Novembro e só por pouco mais de um mês precisei comprar outra agenda. Com a versão digital eu posso criar, apagar e reposicionar as páginas conforme a minha necessidade, sem me preocupar se vai faltar folhas.

Com o bullet journal digital também fica muito mais fácil criar qualquer arte, já que existem diversas opções de fontes de texto, cores e canetas, não sendo necessário ter que comprar uma infinidade de lápis de cor, canetas e washtape.

Sem contar que no caso de viagens eu não preciso levar minha casa inteira, tenho tudo isso comigo no meu iPad!

Desvantagens

Mas aí você deve estar se perguntando “nossa Tai, pra que vou usar a versão física então?”, bom, como nem tudo são flores, o bujo digital também tem suas desvantagens.

A principal delas, na minha opinião que sou a louca da papelaria, ter diversos adesivos, canetas, opções de desenhar no papel é maravilhoso! Ter a opção de ficar fora de uma tela por um tempo para abstrair um pouco e ser minha forma de me desconectar do mundo não tem preço.

Como comentei, eu amo fotos, e imprimir as fotos na impressora portátil é muito legal, posso fazer as colagens a vontade, e posso rabiscar o quanto quiser (“mas você não falou que posso fazer isso também no digital?”), sim! Mas como sou uma millennial, ainda tenho apego por algumas coisas físicas haha.

Outra desvantagem do bujo digital é a necessidade de estar com backups constantes, bateria e até internet, já imaginou se algo acontece e você perde o bujo? 😱 bate o medo só de pensar!

Modelos de bullet journal digital

Agora que eu te expliquei o que é o bullet journal digital, as vantagens e desvantagens ou vou disponibilizar o bujo Mundo de Tai! Eu criei um bullet journal especialmente pra disponibilizar pra você e pasme! Sem custo nenhum!!

É claro que existem diversos templates disponíveis na internet, desde minimalistas, coloridos ou até mesmo mais simples, com cadernos que os próprios apps disponibilizam, até mesmo o Ryder Carroll tem uma versão app do tanto para Android quanto IOS.

É importante se atentar em valores, a grande maioria das opções são pagas e tudo vai depender da complexidade do template.

De qualquer forma, eu deixei algumas opções já criadas pra te ajudar, mas também tem opções de páginas sem pauta, pontilhada, quadriculada e a tradicional pautada pra você criar o que tiver em mente.

E para te inspirar um pouco mais, que tal eu deixar logo abaixo algumas ideias do que você pode fazer? Dá uma olhada nessas ideias incríveis!

Algumas ideias para te inspirar

Bom, de modo geral eu já comentei algumas opções, mas vou detalhar mais um pouco e trazer exemplos de bujo digitais para você se inspirar!

Colagens!

Com o famoso copia e cola criar qualquer colagem no seu caderno digital fica muito fácil, seja de um livro que você está lendo, um filme que assistiu ou alguma festa incrível que foi, tudo isso é muito simples? de inserir na versão digital do seu bullet journal.

Ipad ligado com imgem de caderno
@heykymmie
@memoriasJournals
Ipad ligado com tela em um bujo com colagens de fotos com amigos
@bujolizando

Ilustração!

Às vezes no bujo tradicional fazemos doodles ou pequenos desenhos para ilustrar alguma tarefa ou apenas para enfeitar alguma página de planejamento, na versão digital isso também é possível, as possibilidades são gigantescas!i

Modelo de planner digital com desenhos
@seodailydng
Pagina de calendário cheio de colagens
@seodailydng
Calendário no ipad cheio de colagens
@kylagunner

Páginas específicas!

Criar alguma página específica sobre um jogo, filme, serie, livro ou evento que aconteceu é maravilhoso, poder escrever suas emoções e pensamentos a respeito é muito legal, inclusive escrever sobre o que acha que irá acontecer mais pra frente e comparar isso é muito legal.

Colagem da serie fate winx da Beatrix fumando
@ukozulko
Colagens de fotos da anahi e roberta do rebelde apenas em tom de rosa
@sofiazilocchi
Imagem com varias partes do filme ratarouille
@parkchae2001

Vale a pena o bullet journal digital?

Depois desse review todo confesso que por possibilidades quase infinitas o bujo digital me agrada muito, a opção de ter uma agenda digital conectada em diversos dispositivos diferentes é maravilhosa, a única coisa que pessoalmente me incomoda é que atualmente o meu bullet journal também é um modo de escapar da tecnologia, já que hoje em dia se desconectar é sempre bom, ter um momento para se concentrar, organizar e curtir algo seu é sempre saudável.

Se para você, curtir o seu momento em uma tela não é problema algum acho que o bujo digital pode realmente ser algo que você deva testar!