De forma resumida, podemos considerar o bullet journal uma união entre lista de afazeres, diário, agenda/planner, caderno de ideias, skectbook e scrapbook, bom, dá pra ter uma ideia do quanto esse tal de Bullet Journal é completo, mas nem pornisso ele é complexo, parece muita coisa pra um caderninho, mas a verdade é que o “bujo” é muito mais simples do que a maioria imagina.
O que é e como surgiu o BuJo?
Nada mais é que um método de organização criado pelo Ryder Carroll, ele começou a ter a ideia do BuJo após rever seus antigos diários e pensar em porque todos os métodos de organização anteriores não eram o suficiente ou acabavam por ser mais complexos de modo que organizar demorava mais do que fazer determinadas atividades.
Antes de começarmos a aprofundar no assunto, é importante falar que além do site oficial do Bujo, também foi criado o livro O Método Bullet Journal, para ajudar os usuários a entender mais sobre a criação e utilização do método.
O BuJo consiste em personalizar as folhas de um caderno (logo falaremos dos tipos de caderno), planejar suas tarefas e acompanhar seus hábitos.
O mais legal nesse “sistema” é a flexibilidade e a possibilidade de personalizar, fazendo com que o método se adapte de acordo com o o que você precisa, mesmo assim existem conceitos que no início parecem ser desnecessários mas são básicos para começar.
Como fazer um Bullet Journal?
Antes de começar a falar sobre o BuJo tradicional, no site oficial você vai descobrir que também existe o app do BuJo, para quem prefere mais um modelo tecnológico, mesmo assim, te convido a ler todo o conteúdo, porque vou explicar como funciona o método também, e isso vai te ajudar a usar o modelo digital.
Voltando à programação normal…
Para começar, você precisa de alguns materiais, são eles:
- Caderno;
- Caneta;
- Lápis;
- Borracha.
Nossa Tai, só isso? Sim! A questão de decoração é totalmente da sua escolha, mas vamos falar sobre isso mais pra frente.
Voltando a como usar o Bujo…
Primeiro, é importante você entender para que você vai usar o Bullet, o que você precisa anotar, qual sua rotina, existem muitos ou poucos compromissos, o bujo vai ser para trabalho, estudo, projeto pessoal ou tudo de uma só vez?
Depois de entender o que você precisa fica mais fácil você começar sua organização.
Agora vamos escolher o caderno para o seu bujo?
Escolha do caderno
Caderno
Para ser mais prático e mais fácil de levar para todos os lugares, o melhor tamanho é o A5, vou deixar algumas fotos abaixo para entender melhor o tamanho.
É importante falar que caso você não queira ou não possa comprar um caderno, você pode utilizar qualquer um que tenha em casa.
Modelo
Aqui, tudo vai variar de acordo com o que você se sente mais confortável, o caderno pode ser de espiral, argolado/reposicionável ou lombada quadrada (aquele estilo de folhas costuradas).
Uma dica: Se você ainda não está acostumado(a) com método e tende a arrancar uma página toda vez que erra, use cadernos com folhas destacáveis e reposicionável, como estilo de fichario.
Deixei aqui embaixo algumas ideias para o bullet journal
Miolos
Qual a melhor folha? Pontilhada, quadriculada, linhas, ou sem pauta?
Bom, mais uma vez, aqui vai depender de como você vai usar o seu Bullet Journal, mas vou deixar umas dicas:
Se você vai usar mais desenhos, aconselho o pontilhado ou sem pauta;
Se você pretende usar para texto, aconselho o pautado (com linhas normais, como um caderno comum);
Caso você tenha uma letra um pouco maior e queira usar o caderno pontilhado, é legal você pular uma linha a cada linha escrita, para a visualização ficar mais fácil.
Aqui em baixo tem uma “legenda” com os tipos de folha para o seu bujo.
Crie legendas
É importante que conforme você vá preenchendo o seu caderno utilize símbolos para facilitar a organização e entendimento.
Por exemplo, uma bolinha antes do texto representa que é uma tarefa, um traço representa um lembrete e assim por diante.
Aqui em baixo vou deixar uma lista de símbolos que o Ryder Carroll indica no seu livro, e também uns exemplos do uso.
Ah! E claro que você pode inventar seus próprios símbolos conforme sua necessidade 😉
- Impotante: *
- Inspiração: !
- Lembrete: –
- Tarefa: •
- Tarafa comprida: X
- Tarefa migrada: >
- Tarefa agendada: <
Crie sessões
Dividir o BuJo em categorias vai te ajudar, principalmente, quando ele estiver mais encorpado.
Índice
O índice vai te ajudar a encontrar suas sessões de forma mais rápida, por exemplo, conforme você preenche o seu bujo, a aba criando página com colagens e lembranças de momentos especiais, então no índice você pode colocar a linha “lembrança ” e ir colocando o número das páginas em que essas lembranças vão sendo anotadas.
Aqui em baixo tem alguns exemplos do uso de índice no Bullet Journal.
Sessão futura e mensal
Caso você queira, ao invés de separar, pode unir essas duas sessões.
Aqui você vai registrar seus eventos futuros, pode ser viagens, provas, compromissos, como festas de aniversário e casamento, enfim, é nessa sessão que você vai ter o registro do ano todo de forma resumida.
Você pode ter uma sessão de calendário e outra com blocos por mês e conforme mais eventos/datas importantes vão aparecendo você vai preenchendo, quando o mês chegar e você for se organizar é só voltar na sessão e ver o que tem para aquele mês.
Isso tudo ajuda até na ansiedade, já que você sabe que está anotado e não precisa ficar se preocupando.
Sessão semanal
Aqui você pode agrupar os dias em uma mesma página, o mais utilizado costuma ser 7 dias, em que você cria 7 blocos e ali insere os compromissos e atividades que você vai ter ao longo da semana, isso dá uma visão do que te espera pela frente e você consegue se preparar melhor.
Coleções
Aqui você vai ter um espaço para acompanhar seus hábitos, alguns exemplos de coleções são:
Hábitos
- Alimentação saudavel;
- Exercícios;
- Humor;
- Clima/tempo.
Lembres/Guardar
- Receitas para testar;
- Livros filmes e séries;
- Lugares para conhecer.
Ideias Bullet Journal
Agora que já entendemos o que é, decidimos o caderno e sabemos como usar o Bullet Journal está na hora de falar sobre os modelos.
É claro que existem BuJos, super elaborados, cheios de desenhos, fotos e letterings, mas não é obrigatório ter tudo isso para o seu Bullet Journal ser funcional, ter ou não um caderno elaborado depende do tempo que você tem para isso e da sua vontade, claro.
Caso você queira criar um BuJo cheio de detalhes e enfeites, deixei algumas dicas aqui do que você pode usar:
- Colagens, como embalagem de um bombom que você ganhou, ou que experimentou, tickets de viagens, cinema e parques;
- Adesivos e Washi tapes;
- Fotos;
- Clipes coloridos;
- Post-its;
- Canetas e Lápis coloridos.
Você não precisa saber desenhar para deixar o seu BuJo mais decorado, lembrar que tem outras opções e que ele precisa servir pra VOCÊ é o mais importante!
Aqui tem mais um montão de ideias de Bullet Journal pra você se inspirar, desde o mais minimalista até os mais decorados!
Ah! E antes que eu me esqueça, dá uma olhada no Instagram e Pinterest para ficar de olho em mais novidades e mandar qualquer dúvida sobre o tema 😉