meio no caneta com aberta Agenda

Mudança de hábito | Qual o tempo para criar um hábito?

Começar um hábito às vezes não é algo simples, algumas pessoas dizem ser necessário 21, 66 e até 254 dias para criar um hábito, mas quanto tempo leva realmente?

Agenda com Caneta no meio

Em meados dos anos 60 o Maxwell Maltz, um cirurgião plástico e psicólogo,  criou uma teoria com base em pesquisas neurológicas de que o cérebro precisa de no mínimo 21 dias para se adaptar a mudanças, o mesmo vale para memórias de longo prazo, em que é preciso uma repetição de, também no mínimo, 21 um dias para que seja incorporada.

Isso quer dizer que para qualquer hábito que você queira adquirir, como andar de bicicleta e parar de fumar, por exemplo, é necessário que você tenha uma repetição de, no mínimo, 21 dias para que o hábito se torne mais “automático” e “involuntário”.

É muito importante ter em mente que 21 dias não é como uma receita de bolo, mas sim de que é um número mínimo de repetições.

Outro estudo publicado em 2012 e feito por JaneWardle, dá Universidade College de Londres, diz que na verdade precisaríamos de, em média, 66 dias para que uma atividade ou novo objetivo esteja tão “automático”, que não seja necessário força de vontade para mantê-lo.

A ideia da média de 66 dias é resultado do estudo, em que algumas pessoas levaram 18 a 254 dias para criar o novo hábito, sendo a média, 66.

Mas afinal, parece que cada um diz ter um tempo diferente, qual é o certo? Bom, não há!

Por mais difícil que pareça para alguns criar um hábito, o que podemos entender aqui é que é possível aprender, nos treinar e modificar o que e como desejarmos para alcançarmos o objetivo desejado.