Pense em um diário e um álbum de fotos, é basicamente assim que o scrapbook funciona.
Sempre que encontramos um álbum de fotos antigo, ou até mesmo olhamos o backup de nossas fotos, bate uma nostalgia e uma lembrança daqueles momentos, guardar nossas memórias de momentos preciosos é muito importante, as fotos contam uma história, de pessoas, de momentos e além disso, nos faz lembrar como estamos sempre aptos a mudanças, e o scrapbook pode nos ajudar com isso.
O que é scrapbook?
Com o objetivo de guardar momentos especiais, o scrapbook é um álbum de recortes, que pode ter anotações, fotos e recordações.
Para criar o scrapbook não é preciso de muito, podendo ser aplicado em álbuns, cartas, porta retratos e até painéis para personalizar festas.
Como surgiu?
O surgimento é datado por volta do século XV na Inglaterra e na verdade se chamava commoplace books, que nada mais era do que reunir receitas, poemas, cartas e qualquer outro tipo de arte no mesmo lugar, em um livro.
Depois foram surgindo álbuns como os escolares, típicos de filmes americanos 😆, algum tempo depois as decorações nesses álbuns ficarm mais populares.
O grande auxiliar na popularização foi o James Granger, que em 1769 publicou uma história, ainda na Inglaterra, e deixou algumas páginas em branco, deixando elas para que os leitores pudessem personalizar da maneira que quisessem, esse conceito foi chamado de grangerizing.
Quanto ao scrapbook de fato, não há uma data definida que indique o surgimento, mas como pode ser visto, artes como essa já foram encontradas a muito tempo.
Scrapbook ao longo da história
Aqui é um momento de curiosidade, começando com Thomas Jefferson, o terceiro presidente norte-americano que tem seu rosto estampado na nota de 2 dólares, ele criou vários álbuns cheios de recortes, desenhos notas de jornais e artigos.
A rainha Vitória, do Reino Unido e Irlanda, além de também imperatriz da Índia, no século XIX, também deixava um álbum exposto no seu Palácio. Outro álbum que ela tinha era o de roupas, ela tinha um caderno com retalhos dos tecidos dos vestidos e anotações para facilitar a escolha do seu traje.
Materiais utilizados
Uma das principais características do scrapbook é justamente o recorte e colagens, que para decorar, é muito utilizado fitas, pequenos objetos que lembrem o momento como pétalas, folhas e pedaços de embalagens.
Mas existem alguns materiais que acabam sendo básicos para a criação do álbum, como tesoura, cola, canetas coloridas e recortes variados, como de revistas e jornais.
Mas o céu é o limite, também é possível trabalhar com adesivos comuns e 3Ds, fotos, fitas, canetas metalizadas, folhas personalizadas, carimbos e muito mais.
Tipos de scrapbook
Assim como os materiais, os tipos de scrapbook são ilimitados, é possível criar álbuns personalizados, como o primeiro ano de uma criança e suas descobertas, diário de viagens ou até um álbum de amizade ou relacionamento.
Outro tipo são os scrapbooks voltados a filmes, livros e/ou series, por exemplo, você pode ter um scrapbook que cada página é voltada a um personagem ou serie diferente, com fotos e impressões que remetam a história, paletas de cores, ingressos de cinema, trechos de trilha sonora e até frases marcantes.
Que tal ter inspirações para o seu scrapbook?
Ter um scrapbook, além de incentivar a criatividade, também conta uma história, para que você e/ou outras pessoas possam admirar.
Deixei aqui em baixo algumas imagens bem legais pra te insipar 😊