Eu tenho uma lembrança muito forte de agendas, minha avó e tia costumavam sempre comprar agendas para anotar os compromissos, contatos e até lembrete de pagamento de contas, as vezes eu encontrava receita de bolo no meio delas 😆, hoje em dia essas clássicas agendas evoluíram (claro que ainda existem muitas agendas simples e comuns, mas hoje vamos falar da evolução, o planner).
Você já deve ter ouvido falar do planner, ou não, independe do caso, eu vim aqui para explicar mais sobre ele.
O que é?
O planner funciona como uma agenda, e como o próprio nome diz, em tradução literal o “planejador” é uma ferramenta de planejamento e organização, mas também pode ajudar muito com as metas.
Geralmente os planners têm data de validade de 1 ano, já que desse jeito é mais fácil de se organizar.
Como é dividido?
Geralmente as folhas são divididas em quadros datados, e não em uma página por dia, com linhas e horário já estipulados, como é encontrado mais facilmente nas agendas.
Também existem divisões de mês e semana, dessa forma é mais fácil atualizar os compromissos e metas, já que o acompanhamento se torna mais detalhado.
Quais os usos e o que é possível colocar no planner?
Além de compromissos, também é possível inserir um controle e planejamento financeiro, lista de desejos, planos para o futuro como viagens, passeios e aniversários.
Existem modelos, que além dos quadros com datas, incluem páginas de to-do list e divisões com foco financeiro, o principal do planner é a organização e planejamento em um único lugar.
Como fazer um planner?
Se você já conhece o mundo dos planners provavelmente imagina que são sempre repletos de colagens, adesivos, cores e carimbos, mas não é exclusivamente disso que um planner é feito.
Para criar um planner pode ser usado até mesmo um caderno escolar, algumas folhas amarradas com uma fita e, claro, os planners já prontos, que vão desde os mais complexos com preços elevados e os mais básicos com valores mais acessíveis.
As divisões podem variar de acordo com o que você acha necessário, mas costumam ter um quadro mensal, em que você pode anotar os compromissos e objetivos futuros, semanais para planejar sua semana e os diários, em que você insere os compromissos do dia-a-dia.
O que é preciso para usar o planner?
Saber como um planner funciona e escolher o que mais te agrada não é o suficiente, para seu planner funcionar depende do seu próprio planejamento, separar um tempinho pela manhã ou a noite para se organizar é um hábito que pode demorar um pouco para ser construído mas vale a pena, já que é necessário estar comprometido em colocar as tarefas na ponta do lápis para que seus planos não saiam voando por aí.
Ideias
Deixei aqui em baixo algumas ideias de planner pra você se inspirar, para ver mais opções dá uma olhada no meu Pinterest Mundo de Tai.