O que é lettering? De forma simples? É a arte de desenhar letras! Fácil assim.
Algumas pessoas confundem lettering com letra bonita, eu também costumava fazer isso, achava que era necessário treinar caligrafia com aqueles cadernos da época de escola, ou até mesmo saber fazer tipografia, aquele estilo de escrita cheias de curvas elegantes e que costuma ser muito utilizada em convites de casamento, mas pesquisando um pouco, descobri que não é bem assim, lettering não tem a ver com letra bonita ou saber desenhar, lettering é uma forma de arte, cada palavra ou frase funciona como uma ilustração, cada parte tem seu papel para criar algo novo, e cada vez mais essa arte vem ganhando espaço, seja nas escolas, seja por designers e até em lugares como cafeterias, bares e restaurantes.
Além de profissão, o lettering também tem se tornado um hobby, com o início da pandemia do Covid-19, muitas pessoas buscaram algo relacionado a artes para manter a cabeça mais tranquila, outros acabaram vendo um produto em potencial, e isso aconteceu porque o mundo “pós-covid” fez com que as pessoas ficassem mais em casa e o que antes para muitos era apenas um lugar para descansar se tornou um lugar para trabalhar, descansar e principalmente desfrutar. Com esse novo modo de viver, muitas casas precisaram ser “reformuladas”, eu mesma precisei de um lugar maior já que meu marido e eu morávamos em um studio e de repente ambos precisavam de um espaço para trabalhar, e a necessidade de adaptar a casa foi aumentando, também foi necessário que a casa ficasse mais confortável, mais bonita e aconchegante e por que não criar paredes com letterings no escritório da nova casa? Ou na cozinha, para deixar o ambiente mais harmonioso? E cada vez que eu pensava e pesquisava mais a respeito notava que essa arte era ótima para descansar a mente e deixar o ambiente ainda mais bonito.
Quais os tipos?
Apesar de muitos acharem que existem diversos tipos de lettering e/ou técnicas, essa arte é “simples”, não só em questão de quantidade de tipos (que são apenas 2), mas também nas suas diferenças, o que torna entender o lettering ainda mais fácil.
Existem dois tipos de lettering, o hand e o brush lettering, apesar de terem poucas diferenças, é fácil reconhecer qual técnica foi utilizada a partir do momento que você entende a principal diferença entre elas, sendo bem direta:
Hand Lettering
É a técnica em que você pode utilizar qualquer material (qualquer mesmo, caneta esferográfica, lápis, giz de cera etc.);
Brush Lettering
É feito utilizando pincéis ou “canetas pincéis”, as tão conhecidas brush pens, simples não é?!
Eu até poderia ter criado uma super explicação com diversas técnicas diferentes, mas no final a diferença é de fato bem simples, não tem necessidade de complicarmos não é mesmo?!
Como fazer lettering?
Como eu já comentei, o lettering não é como a caligrafia, em que existe uma regra de tamanho de letra, distância e até uma busca por perfeição, ele é tão adaptável que você pode escolher as combinações e estilo que melhor definem a sua composição.
As letras podem variar de infinitas formas, utilizando letras cursiva, letras de forma, com sombra ou sem e letras fantasia, também é possível inserir desenhos, doodles, aquarelas e muitos outros itens.
Para quem está começando é possível usar o faux calligraphy, essa também é uma técnica que pode ser utilizada com materiais mais simples, como a caneta bic, dessas que a gente usa na escola, legal né?! Hahaha
Olha só esses exemplos de lettering de feitos com matérias simples!
Materiais
O material necessário para criar um lettering pode ser o que você tiver em mãos, lápis de escrever, de cor, caneta esferográfica, canetinhas, marca textos e a brush pen, a caneta com a ponta como um pincel e costuma ser muito utilizada para essa arte, além da tão conhecida e sonhada caneta posca, mais utilizada para trabalhar em superfícies diferentes, como madeira, parede e vidro.
Alfabeto lettering
Para começar também é importante treinar! E para isso, utilizar um alfabeto de lettering é importante, já que quanto mais você treinar sua memória muscular mais vai ficando fácil criar os leterrings, além dos traços ficarem mais firmes.
Pra te ajudar, você pode baixar esse modelo de lettering como o do lado, ele é um pouco diferente porquê é um arquivo para você imprimir e colocar a mão na massa.
Dá uma olhada que fofo! Ah! E pode compartilhar com quem você quiser.
Uma dica para quem já está pensando um usar esse alfabeto com brush pen e sair treinando…
Para fazer o lettering a técnica mais comum é quando for subir o traço ele fica mais fino e quando desce é sempre mais grossinho, como na imagem aqui em baixo.
Já para a galerinha que quer usar outros materiais primeiro…
Eu indico o fake lettering, foi algo que me ajudou muito no começo, e para fazer é bem simples.
Onde o traço desce, que seria mais grossinho com a brush, você vai pintar o espaço todo, também deixei uma imagem aqui para ilustrar, aqui ninguém fica na mão haha.
Dicas para começar
Eu sei que já foram várias dicas, mas separei aqui algumas outras para você começar a treinar sem entrar em desespero haha.
Existe jeito certo e errado para fazer lettering?
É muito importante você saber que não existe jeito certo ou errado, material que te ajuda mais ou menos, tudo depende de você e do que é melhor, entender as suas necessidades é muito importante (e não só para o lettering ein!).
Quais materiais são obrigatórios?
Ter os materiais mais caros, as brushs ou até a caneta posca não quer dizer que você já vai saber fazer tudo de cara, começar pelo simples é muito importante, afinal, não existe uma boa casa sem um bom alicerce.
Frases curtas
Comece com frases pequenas, com no máximo 5 palavras.
Começar o lettering já é difícil, mas quando pensamos em textos maiores se torna mais complicado, seja pela falta de prática de como encaixar todas as palavras ou saber em quais dela destacar;
Abuse dos rascunhos!
Eles serão seus melhores amigos no início, para cada lettering que você for fazer crie 4 ou mais esboços, às vezes a melhor arte é a junção das melhores partes de cada um!
Doodles também são grandes aliados
Se os rascunhos serão seus melhores amigos, os doodles farão essa amizade se tornar um trio muito poderoso haha.
Dedique um espaço para você treinar e guardar os doodles conforme você for fazendo, crie categorias para organizar e você começará a notar que muitas vezes tudo que faltava no seu lettering era simplesmente um doodle;
Conheça os grids
Já ouviu falar em grids? Eles ajudam muito a você conseguir delimitar os espaços e identificar onde é o melhor lugar e formato para inserir a palavra;
Letras fantasias
Letras fantasiam são incríveis e tornam o seu lettering único, essas letras são criadas com base em elementos figurativos que expliquem visualmente o significado da sua palavra, vou deixar alguns exemplos aqui em baixo.
Lettering colorido
As cores podem ajudar muita a deixar o seu lettering ainda mais incrível! É muito importante você pensar na paleta de cores que irá utilizar, pensando não só em cores complementares, triádicas ou análogas, mas também no que cada cor representa.
O azul, por exemplo, representa simpatia, calma, felicidade e segurança. Já o vermelho remete a paixão, força, perigo e assIm por diante.
Inspiração para lettering
Ufa! Quanta coisa deu para explicar aqui, eu prometo que ainda terá mais conteúdos, como um arquivo cheio de doodles para você usar, explicação detalhada de letra fantasia, letterings baseados, lettering no papel x digital em livros e muito mais!
E caso você queira saber ainda mais e se inspirar vou deixar alguns perfis que adoro seguir e me ajudaram muito no início!
karolstefanini: https://www.instagram.com/karolstefanini/
byinspiralisa: https://www.instagram.com/byinspiralisa/
aquelamariene: https://www.instagram.com/aquelamariene/
Caso tenha alguma dúvida e também para ficar sempre por dentro de tudo não esquece de me seguir no Instagram!
Sem contar que isso me motiva ainda mais para trazer mais conteúdos 😉