Livros de fantasia;
Livros de terror;
Livros clássicos;
Outros.
Que o hábito de ler é importante para nós você já deve ter ouvido falar, mas será que você sabe quais os benefícios que o torna tão importante? Já imaginou quais as vantagens? Bom, esse conteúdo vai te ajudar a esclarecer não só essas dúvidas, mas também irá te ajudar com dicas gerais ou até mesmo com dicas de livros.
A verdade é que a leitura está presente na nossa vida a todo instante, usamos tanto a leitura quanto escrita durante todo o dia, seja no trabalho, no uso de redes sociais, nos estudos ou até em tarefas cotidianas como fazer compras no mercado. Mas é importante termos um tempo para se dedicar exclusivamente a esse exercício, isso porque existem diversos benefícios da leitura diária.
Vantagens da leitura:
Aumento da criatividade:
Quanto mais lemos, mais informações guardamos, isso nos ajuda a conhecer outros mundos, visões e percepções, fazendo nossa criatividade expandir.
Você pode pensar “mas não trabalho com arte, no que isso pode me ajudar?”, a criatividade é importante não só para criar um desenho, história, música, quadro etc., mas também nos ajuda a encontrar soluções para problemas, conseguir produzir mais utilizando menos recursos, otimizar o tempo e afins.
Melhora no vocabulário:
Conforme lemos, principalmente diferentes tipos de conteúdos, é normal que encontremos novas palavras e novos estilos de frases formuladas, conforme pesquisamos essas palavras e frases passamos a nos habituar a elas e consequentemente expandimos as opções de uso.
Essa melhora impacta diretamente para ter uma conversa assertiva, seja em relacionamento afetivo, no trabalho ou em qualquer outro momento que necessite comunicação (o que não é pouca coisa).
Diminuição do estresse:
Quem nunca se sentiu estressado que atire a primeira pedra, independente se foi por um dia exaustivo no trabalho, uma prova que está chegando, a entrega do TCC ou aquele boleto que está perto da data de vencer.
Quando lemos, paramos de gastar nossa energia com esses pensamentos e focamos em um ponto só, esse momento de leitura causa uma sensação de relaxamento, já que saímos do foco de estresse.
Melhora a interpretação de texto:
Quantos problemas podem ser solucionados com uma boa interpretação, além de conseguirmos decifrar o que a mensagem quer passar, temos uma maior assertividade para dialogar, encontrar soluções e evitar qualquer tipo de conflito.
Senso crítico e analítico:
Com tantas fontes de informações diferentes temos diversas formas de confirmar a veracidade dos fatos, ganhamos mais segurança para definirmos nossas opiniões, o que também ajuda na tomada de decisões.
A leitura permite um maior conhecimento dos fatos e possivelmente de ângulos diferentes, resultando em fugir do senso comum, e assumir uma posição em que questionamos mais ao invés de aceitar o que ouvimos.
Criando o hábito da leitura
Ler o que realmente interessa
Parece algo óbvio, mas a verdade é que muitas pessoas começam a tentar ler quando realmente precisam, seja por conta de conteúdos da escola ou faculdade, ou para algo relacionado ao trabalho, esse tipo de leitura “por obrigação” pode até servir como uma motivação no início, mas pode não durar muito tempo.
E como expliquei no conteúdo “Como criar um hábito?“, isso leva tempo, então começar com o que te interessa pode te ajudar a levar esse costume mais adiante.
Ter um horário específico
Ter seu momento de leitura é importante para transformar isso em algo recorrente, é importante acostumar o seu cérebro a um horário, isso ajuda não só a criar esse costume como também não deixar que outras atividades do dia assumam o lugar.
Uma coisa que você pode fazer é ficar em um ambiente sozinho (a), deixar uma bebida que goste, uma música ambiente e apreciar esse momento, dessa forma além da leitura você também terá um momento seu.
Comece com livros curtos
Se você não possui o costume de ler ou não gosta, uma boa ideia é começar com livros curtos, dessa forma você conseguirá sentir uma evolução e não se sentirá preso por muito tempo em uma única história.
Converse com outras pessoas
Por mais simples que pareça, trocar ideias com outras pessoas torna a leitura mais interessante, seja pela troca de ideias e percepções diferentes dos acontecimentos, teorias e personagens como também para expandir a lista de opções de leitura.
Livros para ler
Agora que falamos das vantagens e de como criar o hábito da leitura agora vou deixar aqui embaixo alguns livros que talvez você possa usar para iniciar esse novo costume!
Livros de fantasia:
A Batalha do apocalipse – Eduardo Spohr;
As crônicas do mundo emerso – Licia Troisi;
Cidade da lua crescente – Sarah J. Mass;
Corte de espinhos e rosas – Sarah J. Mass;
Filhos do Éden – Eduardo Spohr;
House of night – P.C Cast e Kristin Cast;
Poderosa | Diário de uma garota que tinha o mundo na mão – Sérgio Klein;
Predestinados – Josephine Anelini;
Prince of Thorns – Mark Lawrence;
Rainha vermelha – Victoria Aveyard;
Reino das Bruxas – Kerri Maniscalco;
Trono de vidro – Sarah J. Mass;
Livros de terror:
Branca dos mortos e os sete zumbis – Abu Fobyia;
Livros clássicos:
A droga da obediência – Pedro Bandeira;
Alice no país das maravilhas – Lewis Carroll;
Meu livro de fábulas – Editora Caramelo;
Mitos gregos | Nas tramas das deusas – Charlote Higgins;
O pequeno príncipe – Saint-Exupéry;
Ze Maria Pai e Mãe – Lia Zatz;
Outros:
A boa sorte – Fernando Trías de Bes;
A sútil arte de ligar o foda-se – Mark Manson;
As coisas que você só vê quando desacelera – Haemin Sunim;
Comunicação não violenta – Marshall B. Rosenberg;
O método bullet journal – Ryder Carroll;
Sempre faço tudo errado quanto estou feliz – Raquel Segal;
Mulheres Que Correm Com Os Lobos – Clarissa Pinkola Estés.
Caramba! Você chegou até o fim da lista!
Você também pode sugerir novos livros para estarem aqui e para lermos juntos! É só ir lá no Instagram e mandar um oi!